domingo, 3 de abril de 2011

Crítica referente ao abuso de autoridade, por parte da polícia.



Não queria ficar repetindo as temáticas, mais esse vídeo me espantou muito. Não podemos deixar essas ações passarem como rotineiras e comuns, algo que passe por despercebido. O excesso de violência utilizado pela polícia e principalmente por esses grupos (GATE, BOPE, ROTAM...) treinados para o abate é de se assustar. Até hoje não compreendo a necessidade de existir os grupos táticos, na realidade eles funcionam como válvula de escape para situações alarmantes, de confronto e perigosas, ou seja, nada semelhante com a situação da notícia, onde existia apenas um adolescente de 14 anos, sem passagem pela polícia e desarmado. Seu único erro era estar no lugar e no momento errado, sendo confundido com outra situação.
Ao levar para o lado popular do pensamento a respeito dessa notícia, se colocar na posição da família desse jovem, para que você pediria ajuda? Os inimigos das classes oprimidas acaba por ser o Estado, quem o compõe e o mantém. A situação de impotência por parte da família, deve ser mantida pelo medo dessas instituições, que oprimem as pessoas das estratificações socioeconômicas mais baixas, ou seja as classes baixas.
 Estão criando no Brasil uma "sociedade do medo" aos moldes diferentes do que acontece nos EUA, onde a violência é defendida por parte da população e das estruturas sociais, aqui a pesar de uma certa fatia defender a polícia (por pura inocência), as pessoas da classes baixas e médias baixas que sofrem com essa violência policial, expressão dessa truculência decorrente e permitida pelo Estado, não acreditam na polícia como defensora da sociedade e os posicionam como os verdadeiros "bandidos".

6 comentários:

  1. João, primeiro parabéns pelo BLOG! da nota 10! e sobre a notícia supracitada, tenho em minhas convicções a frase de um poeta, "Polícia pra quem precisa, polícia pra quem precisa de polícia."

    ResponderExcluir
  2. curti muito esse último post e o primeiro tbm! todos nós sabemos q a verdadeira função da polícia é oprimir e amedrontar não só os bandidos mais toda a sociedade, salvo os ricos q são tratados como "doutores". Manter a população sob medo é uma tática antiga q remete os gregos de Esparta, ou até anterior a estes, onde a população com medo aceita e apoiava os gastos exorbitantes com atividades militares, hj essa é a mesma realidade vivida nos EUA, Inglaterra e outros países desenvolvidos que vivem sobre a bandeira de combate ao TERROR.
    Vivemos em um país onde atualmente a função dos policiais é dar multas de transito e acabar com festas em residencias devido ao barulho!
    Alguém conhece alguma pessoa q teve o som do carro roubado e o mesmo foi recuperado pela polícia? bem todos sabemos q quando convêm a corporação objetos furtados são recuperados quando não os BO torna-se apenas um papel a mais no arquivo.

    ResponderExcluir
  3. Esse post foi mais pra trazer essa discussão para ser debatida. Eu acho que esse tipo de assunto toma pouco espaço da mídia. Ninguém trata realmente da origem e para que serve essas instituições!

    ResponderExcluir
  4. Cara, concordo com seu posicionamento, fico feliz por ainda podermos nos expressar de forma "livre" nesses canais tais como blogs( na internet).
    Estava com a mesma sensação que você com relação a forma violenta que são praticadas as abordagens policias... Enfim, no dia 01/04 participei de uma manifestação pacífica contra o aumento da tarifa do transporte público, nessa manifestação pude presenciar a ação violenta por parte dos policiais.
    Consegui até capturar um vídeo, no qual um rapaz mostra um ferimento na cabeça feito por um policial para dispersar os manifestantes, é só clicar no link para ver http://www.youtube.com/watch?v=L1N6dLg3UVU

    ResponderExcluir
  5. Mais uma dos Sociopata de farda, vejam está materia do estado de são paulo:
    http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,mulher-presencia-execucao-feita-por-pms-e-faz-denuncia-ao-190-em-tempo-real,701556,0.htm

    ResponderExcluir
  6. Esses seres nunca estiveram do lado da população! Sempre oprimindo, limitando, violentando... de todas as formas possíveis. Não existe respeito a vida e nem julgamento!

    ResponderExcluir