terça-feira, 21 de junho de 2011

Auto-crítica e minha cidade natal.

CRÍTICA AO MODELO SÓCIO-ECONÔMICO DE SÃO TOMÁS DE AQUINO.

O primeiro tema que veio em minha mente, diz respeito as condições sócio-econômicas de São Tomás de Aquino. A minha vida toda eu sempre quis achar o culpado para a "desgraça" (no sentido de falta de graça e não ao xingamento) de São Tomás. A todo momento eu me confrontava com isso. Era um preconceituoso com a questão dos "nortistas", não por culpa minha, mais pela a conjuntura de minha criação (não só pensando na conjuntura familiar mais também da sociedade que culpa o proletariado por ser mais frágil e desarticulado) e certamente de muitos outros "aquinenses" (no sentido mais rígido, com pelo menos a quarta geração passada já residente em STA). Com isso eu achei, de forma prematura, o "vilão" ideal para nossa cidade o "nortista", pois no contexto que eu fui criado, a todo tempo via esse "nortista" como o ridicularizado, humilhado e o pior de todos o explorado! Me lembro muito bem que quando alguém, um "aquinense", fazia alguma coisa errada ou se portava como "brega", essa mesma na hora era chamada de "nortista", a cada vez que eu via aquele caminhão "pau-de-arará" cheio de pessoas e eu não via semelhanças com aquelas pessoas, e de forma estanque eu já criava as diferenças. Esse é o contexto que eu dizia.
Será que realmente o culpado era o "nortista"? Logicamente não. Se São Tomás de Aquino tivesse uma maior responsabilidade com que realmente faz a nossa sociedade se mover, provavelmente nossa cidade não enfrentaria problemas como esses. Os pagamentos são baixos, o trabalho na lavoura é intenso e desgastante. O individuo (o "nortista") que acaba de sair do roçado, não terá a capacidade de parar para pensar em sua conjuntura social, lutar pelos seus direitos. Ele já está exaurido para pensar nisso, então ele faz o mais prático: a "reprodução" dessa sistema falido.
Nesse ano fiquei com duas regiões em dúvida, para estudar a desvalorização do trabalho rural no meu trabalho final de curso. Uma era a região do sul goiano uma das primeiras fronteiras "desenvolvimentistas", que com a tecnologia do calcário, se tornou um região de vasto investimento econômico. Primeiro com os gaúchos trazendo a soja e agora com os paulistas interioranos levando a cana-de-açúcar. As condições de trabalho (dos nordestinos) nessa região ainda é mais miserável que a nossa, mas que não vem ao nosso caso aqui nesse debate.
Escolhi a Região Sul e Sudoeste de Minas, mais precisamente a região do Circuito das Montanhas Cafeeiras. Circuito no qual São Tomás ainda não pertence, porém as características sociais são quase as mesmas, sem pensar na proximidade da região. Minha intenção é produzir algo científico, que conte com/de nossa cidade e região, já que isso é quase inexistente nas bibliografias científicas.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Filme de quarta-feira: O Franco Atirador (The Deer Hunter)

Título Original: The Deer Hunter (1978)

País de Origem: Reino Unido / EUA

Gênero: Drama

Tempo de Duração: 176 minutos

Direção: Michael Cimino




 Sinopse

A obra-prima de Michael Cimino. Esta é a única frase para descrever este filme, um dos primeiros de uma leva que começou a mexer na ferida da Guerra do Vietnã ainda no final dos anos setenta e marcou a carreira do diretor e dos protagonistas.

O filme que venceu cinco Prêmios Oscar, incluindo Melhor Filme e Diretor, conta a história de um grupo de amigos de uma pequena cidade americana que aproveita os últimos dias antes de três deles irem lutar no Vietnã, vividos por Robert DeNiro, John Savage e Christopher Walken. Em seguida o filme pula direto para o Vietnã onde os três amigos são prisioneiros em um campo vietcongue e sofrem as maiores torturas possíveis, até que conseguem escapar, porém levando consigo marcas físicas e psicológicas para toda a vida.

Todo o elenco está ótimo, mas principalmente Christopher Walken, aqui ele desempenha o papel da sua vida, com direito a assustadora e sensacional seqüência da roleta-russa no campo de prisioneiros, sem dúvida uma das melhores cenas da história do cinema.

Podemos lamentar apenas que o talentoso diretor Michael Cimino deixou o sucesso subir a cabeça após este filme e tentou fazer um épico sobre a colonização americana do velho oeste em “O Portal do Paraíso” e fracassou a ponto de levar a Produtora United Artists à falência na época. Depois disso ele botou o cabeça no lugar e fez poucos, mas bons filmes como “O Ano do Dragão” e “Horas de Desespero”, os dois estrelados por Mickey Rouke. Ele não filma desde 1996 quando dirigiu o razoável “Na Trilha do Sol”.

Como curiosidade, em 1998 ele veio ao Brasil com o produtor Alexander Salkind (“Superman – O Filme) para encontrar locações para um filme chamado “Gonçalo”, que contaria a história da descoberta do Brasil e seria lançado em comemoração aos 500 anos do país, porém o projeto não vingou.

 fonte:http://cinema-filmeseseriados.blogspot.com/2009/02/o-franco-atirador.html


Download do filme, clique em: O Franco Atirador

Obs: ao abrir, clique em "Download .torrent", depois salvar ou abrir e esperar o torrent baixar.

 Download da legenda, clique em: Legenda

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Filme de quarta-feira: Forrest Gump - O Contador de Histórias (Forrest Gump)

Título original: (Forrest Gump)

Lançamento: 1994 (EUA)

Direção: Robert Zemeckis

Atores: Tom Hanks, Robin Wright, Gary Sinise

Duração: 141 min

Gênero: Drama

Formato: AVI

Sinopse

Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de rapaz com QI abaixo da média que, por obra do acaso, consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate.

 fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/forrest-gump/

Download do filme, clique em: Forrest Gump

Obs: ao abrir, clique em "Download .torrent", depois salvar ou abrir e esperar o torrent baixar.
Download da legenda, clique em: Legenda

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Filme de quarta-feira: Pulp Fiction - Tempo de Violência (Pulp Fiction)

Título original: (Pulp Fiction)

Lançamento: 1994 (EUA)

 

Duração: 154 min

Gênero: Policial

Formato: AVI 




Sinopse

Dois assassinos profissionais devem fazer cobrança para um gângster; um deles forçado a sair com a garota do chefe, temendo passar dos limites; enquanto isso, boxeador se mete em apuros por ganhar luta que deveria perder.


Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/pulp-fiction/

Tutorial para baixar filmes 


Download do filme, clique em: Pulp Ficton

Obs: ao abrir, clique em "Download .torrent", depois salvar ou abrir e esperar o torrent baixar.
 
Download da legenda, clique em: Legenda